Tuesday, September 25, 2007

Orgulho

O orgulho que um pai sente por seu filho roça o ridículo. As vezes nos orgulhamos por coisas que outros acham idiotas. Tenho uma teoria que este orgulho de pais pelos filhos é das energias mais positivas do planeta. Cada vez que vejo um pai exaltando seu filho sei que presencio um momento de felicidade.
No dia a dia os pais se orgulham anonimamente de seus filhos. Muitas vezes devemos frear o ímpeto de elogios para não criar seres prepotentes. Achar o equilibrio é tarefa difícil mas compensadora.
Sou um pai babão, exercito os elogios e as críticas.
Neste final de semana aconteceu algo simples, bobo, mas que são sintomas do bom caráter que desejo e tento ajudar em moldar.
O piá foi a cozinha, voltou para sala para brincar e quando eu passei por ele:
- Pai, me da uma bolachinha? É que eu vi que tem e eu queria comer uma.
Chegando na cozinha vi uma cadeira junto a geladeira. Ele poderia ter pego qualquer dos pacotes de bolacha. Ele tem liberdade para isto, mas sabedor que existe limites de quantidade e horários, ele decidiu me pedir. Simples. Bobo, mas para quem está educando uma criança de 7 anos é a oportunidade de saber que o caminho está sendo seguido.
Ele ganhou a sua bolachinha, pediu outra, na terceira pedi que parasse, que comesse uma banana. É o meu orgulho, sempre.

No comments: