Sunday, September 09, 2007

Alquimistas

Sou alquimista por vocação e químico por profissão. Antes de prestar vestibular pensava em ser geólogo, o buscador das matérias primas da transmutação. Optei pela química e acabei tendo a sorte (destino) de ter meu primeiro emprego numa mina de ouro. Ali extraí muitos quilos do vil metal. Muitos quilos de ouro, que descansavam no solo, receberam forma (vida?) nas minhas mãos.
Acabei casando com outra alquimista, colega de universidade, hoje divido espaço com uma pesquisadora de novos compostos, de plantas medicinais. A alquimia da vertente chinesa, da busca de curas, de brebages, de elixires da longa vida.
Ela orgânica, eu inorgânico, o fruto um alquimista de chuveiro, que misturas águas limpas e ensaboadas para suas msituras explosivas, preparação de mares espumantes para sua frota de piratas de brinquedo. Conforme ele é o bolatório, onde ele bola seus compostos.
Adoro ler sobre alquimia, sobre sua possivel origem árabe, mas com sua forte pré-história grega. Da alquimia chinesa e as sutis diferenças da alquimia "ocidental". Gosto do palavreado técnico, da descoberta dos elementos, compostos, dos equipamentos.
Gosto de conhecer os antigos alquimista, da Maria (do Banho-Maria), enfim, gosto da minha profissão.
Hoje sou químico ambiental, busco melhorar o mundo, transmutá-lo, sei que nunca poderemos voltar para as origens, nada volta ao original, senão morrerríamos no parto, ou na concepção. Devemos buscar o equilíbrio, evolução sem degradação, o que é difícil.
Por enquanto tento melhorar a minha volta e planto a semente no meu alquimista de chuveiro, afinal será ele quem usufruirá este planeta.
 

1 comment:

Anonymous said...

Finalmente (sem prever) chego aqui, pois estava tão bom te ler (não vou aos arquivos porque tenho alguns "compromissos de domingo comigo mesmo") e, creio, preciso lhe fazer um convite: o que acharias de te unir a uma turmatransdisciplinar (na verdade ela é multidisciplinar, mas tentarei mudar isso) para produzir conteúdo, editar conteúdo de outras pessoas - químicos, alquimistas - orgânicos, inorgânicos (sua patroa está escalada também) e dividi-lo na internet? Se tiveres um dedo de interesse me escreva por mail que lhe mando a proposta completa. Um abraço e boa semana.