Tuesday, September 25, 2007

Alambique

Ando procurando parceria para montar uma cachaçaria.
A idéia é juntar umas dez pessoas que curtam aguardente e montar uma espécie de cooperativa.
A idéia é investir num destilador, em tanques de fermentação e, quem sabe, numa moega para a cana.
Num futuro se poderia pensar em produzir cana de açucar, mas no começo se compraria.
Uma vez fermentada e destilada, cada "sócio" receberia uma aliquota. Quem quiser guadar em barris de grapia, carvalho,... que o faça em casa.
Eu entraria com parcela e trabalho, se bem que a idéia seria todos sócios envolverem-se no processo. Uma destilada poderia ser acompanhada pelos sócios, um churrasco e umas cervejas.
Avaliado o custo de produção de cada temporada, as pessoas receberiam o investido em cachaça, excedentes poderiam ser vendidos para investimento, ampliação.
Já tenho alguns interessados, pode ser uma boa brincadeira.
Digamos que o investimento inicial seja de R$ 380,00 (um salário mínimo) e o custo seja de R$ 1,25 o investidor receberia 300 litros (ou seja, dos "primeiros" 3000 litros ele ganharia 1/10)
Tenho idéia de custos iniciais. Ainda tenho que ver custo de matéria prima e gás (para destilação).
Tenho que refinar a manutenção, pois alguma coisa deveria ser vendida (50%? 25%?).
É uma idéia. Tem até empresa interessada, para guardar em barris de carvalho e em 5 anos ter uma cachaça tipo exportação para brindar no fim de ano.
É uma idéia. Alguêm?

No comments: