Thursday, August 23, 2007

Riscos

Ando fazendo um curso, sobre tratamento de residuos. Mais um de muitos, as vezes é bom trocar de lugar, de ministrante para espectador. Ser aluno é ótimo.
Pois ontem foi dia de uma física passar o dia falando de radiações, seus usos no ambiente universitário, os resíduos, sua gestão, tratamentos...
Sempre há a parte dos riscos das operações, com a matéria prima e com os resíduos. Muitas vezes os resíduos, apesar de serem mais "fracos" acabam se tornando piores, quanto a acidentes, pelo descuido.
Lá pelas tantas começaram comparações, valores que pretendem explicar o rsico de se trabalhar um ano com radiações de tal tipo, uma delas é a de se ter o mesmo risco de um jovem de 69 anos durante 1,416 dias.
A gente perde mais tempo imaginando 1,416 dias de uma pessoa de 69 anos que enfocando o problema ou a falta dele.
Pior é não ver nada sobre o risco das radiações que certas moçoilas, pernas torneadas, barriguinha com piercing a mostra, emitem nos campus.
Acidentes de carros, escorregões, torcicolos,... nada. Até agora o curso tá incompleto.
Vejamos na parte de química e de biologia se aparece este tema.
 
Trabalhei, e trabalho, muito com análise de risco, HAZOP entre outras. Não deveria reclamar das comprações, afinal muitas vezes tenho que usa-las, mas é a licença por estar sendo aluno. Ser aluno é ótimo, acho que já escrevi isto.

No comments: