Saturday, August 09, 2008

Campanha

Hoje enfrentei dos programas que mais tenho asco: ir ao centro de Santa Maria num sábado pela manhã. Com um agravante incomensurável: em época pré-campanha.
Fui para acompanhar minha mãe que nos visita e queria comprar presentes para os netos.
Como sinto claustrofobia em certas lojas de departamentos, decidi enfrentar a agorafobia do calcadão e suas campanhas.
Sobe turma do PMDB, desce turma do PT, recebo material do PSOL, sentado fazendo uma fotossíntese.
Nos bancos de madeira, onde sento, uma placa pede o favor de que não se sente no encosto.
Vejo a turma do PT, com seu candidato que aceitou caronas estranhas quando presidia uma CPI, aproximando-se.
Na frente o atual prefeito, o clone do pai do Chico Bento, que sem vacilar sobe no banco vazio ao meu lado.
Não tenho dúvidas, puxo na calça dele, o que é testemunhado por partidários e fotógrafos, e peço a ele que respeite as placas que, provavelmente, a equipe dele tinha colocado.
Escuto ele me dizer que precisa interferir para evitar confronto. Comento que seus correligionários o poderiam sustentá-lo nos ombros.
Noto olhares avessos. Um deles comenta que ele não estava sentado. Que ironia!
Ao que comento, que pisar me parece pior que colocar a bunda.
Um lider do PT local segue me encarando, bandeira em punho, cara muito feia, barba mal cortada.
A turma girtava: O calçadão é nosso! Olho para o que me ameaçava com olhares e comento:
- Sendo o calçadão sendo de voces, do PT ou da administração, voces bem que podiam cuidar mais deste chiqueiro.
O grupo seguiu.

No comments: