Wednesday, August 20, 2008

Bombas Químicas

Faz parte do meu trabalho. Um escola, grande, pública, que tem seu laboratório.
Compras e doações, pouco uso do laboratório, levaram a um acúmulo de materiais. Alguns vencidos, porém perfeitamente utilizáveis, outros com rótulos perdidos, mal rotulados, levaram a um problema comum: falta de espaço.
A solução é sumir com tudo, mandar para algum lugar. Onde?
De algum lugar vem a "solução": coloca tudo dentro de tonéis que alguem irá buscar. Quem? De graça?
Este é o quadro que levou a situação que encontramos: dois tonéis cheios de frascos, fechados/abertos, cheios/vazios, sólidos/liquidos, concentrados/diluidos, inteiros/quebrados, sais/ácidos/bases/orgânicos,...
Enfim um misturê.
Chegamos para orientar, mas acabamos colocando a mão na massa.
Esvaziamos tonéis, com calma, cuidado e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), olhamos prateleiras onde garrafões com 5 litros de solventes não caem, porque não querem.
Seis bancadas são ocupados, espalhando conteúdo, frascos sáo retirados de prateleiras, relocados para armários.
Reagentes potencialmente utilizaveis saem do tonél e volta a uma prateleira de armário fechado. Sais para aqui, ácidos para lá, bases acolá, orgânicos em outro armário. Fumegantes para a capela.
No final sobram frascos sem identificação, a perda do nome lhe imputa situação de "rejeito" (ainda se pode analisar e etiqe]uetar, mas a que cu$to?).
O que se podias descartar, jogar fora, é jogado. Alguma coisa vai pia abaixo, algumas com a neutralização.
Há uma redução de volume grande, mas a ergunta segue: para onde enviar?
Agora começo (sózinho) uma fase de contatos. Grandes empresas que outrora doaram poderiam receber de volta?
A ONG que é uma fundação ambiental de grandes empresas poderá ajudar esta e outra(s) escola(s)? A universidade comunitária poderia receber alguns reagentes como doaçao mas levar de "brinde" alguns rejeitos?
Estas perguntas seram meu trabalho, voluntário, nos próximos dias. Voluntario em parte, pois é minha missão proteger o meio ambiente, porem não de maneira tão atuante ... metendo a mão na massa.
Sorte que tive ajuda, essencial e na verdade quem meteu a mão foi uma estagiária.
Espero encontrar outros(as) que no futuro me ajudem a ir resolvendo problemas aqui e lá; Pelo visto este foi o primeiro.
 
 
Ahh! E por que bombas químicas.
Num mesmo tambor havia CIANETO e ÁCIDOS. Caso ambos frascos/potes se rompessem e reagissem se formaria ácido cianídrico (HCN), mesmo gás qe foi usado nas matanças em campos de concentração. Mortal.
Outras misturas mortais poderiam(em) se formar quando se mistura indiscriminadamente reagentes ou resíduos.
Muito cuidado... sempre.

No comments: