Wednesday, July 16, 2008

Florestas

Andei vendo que dia 17 é o dia de Proteção às Florestas.
Irei no contra-ponto da idéia.
Primeiro fui pesquisar o que é uma floresta. A definição mais simples que achei: é uma área com uma alta densidade de árvores.
Simples, porém complexo.
Áreas de reflorestamento, com intuito de uso comercial, para indústria da celulose são produções intensivas de florestas.
Reflorestar, para mim, é florestar novamente áreas onde existiam ... o que? ... florestas.
Estou acompanhando, muito de perto, a chegada de massivas florestas no Rio Grande do Sul. Estou testemunhando a troca do pampa, de uma biodiversidade única no Brasil por mega projetos de FLORESTAMENTO. Áreas enormes de produção de celulose que alimentarão fàbricas de, principalmente, papel higiênico.
Sim, hoje grande parte do papel produzido é para limpeza íntima, pensem nisto, um bom momento de pensar nisto é justamente no momento prèvio ao uso do tal de papel higiênico.
Dá para economizar? Nesta hora se consegue pensar em redução? E o conceito de reuso? Não adianta, tem consumos inevitáveis... tá, dá para lavar, mas e o consumo de água, de sabonete,...
Já mudei de assunto. Voltemos ao florestamento do Rio Grande do Sul.
Estamos testemunhando a mudança da paisagem gaúcha. Teremos saudades do criticado gigolô de vacas, que mantinha um rebanho em muitos hectares, quando o deserto verde de eucaliptos tomarem conta da paisagem.
Sentiremos saudades do explorador, que mantinha um capataz e dois a três agregados para cuidar de muitos hectares. As florestas de celulose ocuparão menos mão de obra.
Sentiremos falta da água que estas florestas sugarão de nosso solo. Alguns comentam: mas o eucalipto só consome água enquanto cresce! Sim, é verdade, mas nestes florestamentos ele nunca fica adulto, ele sempre está crescendo, quando pára de crescer é cortado!!!
No futuro teremos muitas Florestas Negras como na Alemanha, florestas padronizadas, sem a beleza da diversidade do caos que são as florestas naturais.
Feito. Este texto foi escrito em poucos minutos, sem revisão, precisaria de um papel higiênico para dar uma limpada, mas hoje vou economizar.

1 comment:

Anonymous said...

Mahai, achei interessante a informação de que os eucaliptos são plantados basicamente para produzir papel higiênico! E acho que podemos reduzir o uso de papel higiênico, sim, lavando! Eu sempre digo: tenho certeza de que o processo de produção de um produto, como o PH de que estamos falando, consome muito mais água do que a água usada para lavar o que quer que seja (fraldas, absorventes, coletores menstruais, bumbuns...)