Friday, July 04, 2008

Auto-atendimento

A situação foi interessante, única conforme colegas da FEPAM.
Um atendimento a emergência ambiental dentro de "casa".
Explico. Na noite de terça foi detectado (explosimetro) um risco de 70 (numa escala até 100) de explosão dentro da rede de esgoto pluvial em frente a casa de minha mãe. Casa onde morei por 6 meses (out-07 e mar-08).
Um possível vazamento de uma das bombas ou uma pluma antiga provocou forte odor de gasolina nos bueiros.
Vizinhos vinham reclamando aos bombeiros que não repassaram as denúncias para nós (FEPAM).
Quando uma reclamação rebateu na FEPAM, colegas acionaram EPAEs (Equipe de Pronto Antendimento a Emergências) da bandeira do posto ao lado de "minha" casa.
Esta equipe detectou os riscos. A avenida foi fechada e a rede foi aerada (na verdade foi instalado um exaustor).
Barreiras foram instaladas para reter líquidos. Água foi jogada na rede para "lavar" e ser tratada.
Investigou-se todos tanques do posto (teste de estanqueidade), todas bombas e tubulações foram revisadas.
Achou-se um minúsculo vazamento que poderia ser a fonte (meses de gotejamento).
Na tarde de quarta já eram 5 equipes envolvidas. Uma barreira foi aberta e instalada. Equipamentos de aspersão de líquidos e vapores foi montada na barreira para tratar contaminantes.
A vizinhança foi se tranquilizando (amigos e parentes). A imprensa aparecia, perguntava, escrevia suas versões. A imprensa escrita foi mais fiel aos valores e informações.
Um detalhe é que o posto pertence a um primo meu, o Júlio que faz aniversário um dia antes de mim.
Acompanhei quase todo entrevero. Na verdade só fui atender tal ocorrência por ser onde foi. Colegas atenderiam tranquilamente. Estava em Santa Maria, pesteado. Na manhã de quarta, quando minha mãe me "acionou", estava muito mal. No dia anterior ganhei medicação (antibióticos) e a indicaçãod e ficar de molho por uns dias. Fui, me abriguei bastante, tomei medicamentos corretamente e estou bem melhor.
Não podia perder uma "festa" dentro da minha casa.
Agora iremos acompanhar o desenrolar do monitoramento, que medidas tomar (remediação, remoção de passivo, multa,...).
O importante é que a região está sob controle. Com EPAE vigiando bueiros, aerando se necessário, tratando os vapores.
Segunda tem mais.

No comments: