Wednesday, July 16, 2008

Viagens

Este blog não tem pauta, nem ordem, muito menos organização,... é um "ajuntamento" de ocorridos e acontecidos.
Então vamos registrar: ontem me bandeei para o centro-serra do Rio Grande do Sul. Conhecia algumas cidades, Passa Sete, Sobradinho, Ibarama,... e acabei indo em mais duas que não conhecia: Arroio do tigre e Tunas.
Região bonita, rios belos, paredões, produção,... Como sempre encontrei algumas figuras, gente simples, gente interessante ...
Quanto ao trabalho este foi simples e direto. Pragmático. De ruim apenas  uma remediação de antigo lixão que não foi mantida a contento, por sorte o município está se organizando, fazendo usina de triagem, estação de transbordo e ganhei a promessa que o lixão será remediado. Como ireir na inauguração da nova usina, comentei que ireir verificar o lixão na mesma data. Na verdade o abandono dele gerou muita vida nele, apenas alguns humanos estão ganhando a vida pegando lixo do transbordo atual. Uma pena, péssimas condições de trabalho.
Depois fui ver uma área interessante para um belo projeto de consórcio ambiental. Uma grande usina de triagem para atender 11 municípios, possibilidade de compostagem (uma bela redução de volume) e um pequeno aterro. O projeto reduziria consideravelmente o volume e transporte de residuos para aterros, geraria empregos e usaria uma área degradada (antiga mineração de basalto).
Belo projeto que tomara que seja instalado.
Um dia bonito de sol, um calorão em pleno inverno, pena a estrada estar tão degradada.

No comments: