Wednesday, July 16, 2008

Estufas



Eis aqui uma idéia para usar embalagens plásticas para uso como pequenas estufas.

Estas "estufinhas" podem servir para germinar e proteger sementes. Num dos cantos se pode deixar um reservatório com água, um copo de cafézinho (usado) pode ajudar a manter a umidade dentro da estufa. Nesta das fotos, náo deixei o tal reservatório. Dentro deve ter uns dois centímetros de solo. Notem que o solo está seco (abandono meu) mas a tampa está cheia de gotícolas, úmida. Nesta estufa estou germinando sementes de laranja, elas ainda náo brotaram mas estão começando.
Ia esquecendo, sou bem desligado da melhor época de plantio, semeadura. Minha lógica: sendo fruta da estação deve ser época de "plantio".
Nesta embalagem comprei uma bela porção de cuca de maça. Já usei aquelas embalagens onde vem tortas, elas são mais altas (porém mais rasas), servem bem para proteger pequenos vasinhos.
Outra hora mostrarei a evolução destas estufas. Estas estão na minha casa.

3 comments:

Anonymous said...

Mahai, meu marido andou catando umas sementes em uns passeios que fizemos, e plantou em potinhos de iogurte. Só que ele acha que não vingaram. Uma estufa assim aumenta o potencial de germinação?

MAHAI said...

Respondo aqui.
Sílvia para uma semente germinar se deve quebrar a dormência delas. Algumas basta enterrar, dar umidade... outras deve passar pelo trato de uma ave, a moela, serem "agredidas" mecanica e;ou quimicamente. Pesquisa as sementes que recolheste e veja se dá certo.
Faça aquele teste da germinação do algodão, feijãozinho num algodão molhado. Lembre que certas sementes podem estar ou serem estéreis. O que vale a pena é tentar. Aguarde uma foto de outro projeto que tenho... que envolve copo de cafézinho e de iogurte infantil (danoninho ou assemelhado).
O que a estufa ajuda é na manutenção, um esquecimento de olhadelas em um ou dois dias mantem a temperatura, a umidade, a tampa protege de sol direto... mesmo assim é bom manter aberta quando der, para a planta receber sol, arejar, ... e não esqueça. recolha água da chuva e prefira regar tuas plantas com esta água, sem cloro.

Anonymous said...

Mahai, adorei esta idéia da estufa.
Vou tentar fazer uma.
abraço, garoto