Wednesday, December 24, 2008

Um Feliz Natal

Todo ano ouço críticas contra o Natal. Perda do espírito, comercialização da data, insustentabilidade pelo alto consumo de tudo (materiais, energia,...).
Sim, tá tudo errado, mas no sentido que poderia ser certo.
O que é certo? Certo nesta data é que ela une pessoas, famílias e amigos, o que parece errado são os excessos.
Fácil! Basta reduzi-los. Isto não é fácil.
Apesar de tudo gosto do natal, de participar da festa, de dar e receber presentes, isto é bom, demonstra carinho, afeição, compromisso e cuidado.
Este ano combinamos evitar os excessos através dos pequenos presentes. Evitar aquele presentinho pequeno, que logo será esquecido, ... enfim: a porcaria.
Dada só pelo dar. Não participei de nenhum amigo secreto, outro vilão do consumismo inútil.
Este ano nossos presentes serão úteis... até por ali, é lógico.
Amanhã mostrarei um presente que sei que ganharei, afinal "me comprei-me para mim mesmo", mas que meu filho nem sabe que dará para o pai e para a mãe.
Voces verão que é uma bobagem. O presente pretende atingir o filho (presente reverso de sempre, ele nos dá mas é ele quem aproveita... ganhei muitas bolas neste anos de vida do Gabriel).
Tudo pode ser justificado, até o presente inútil. Eu tenho justificado alguns redistribuindo. Entre natal e ano novo faremos uma faxina nos armários, tenho medo do que vou retirar. Terei pena de dar certas coisas, terei tristeza e ver tanto dinheiro e recurso guardado, mas fazer o que? Foi feito, agora é remediar e cuidar sempre para evitar os excessos.
Vivemos um tempo de excessos.


Um Feliz Natal a todos, cada um curtindo seu Natal como desejou.

No comments: