Monday, August 08, 2005

A cada enxadada, uma minhoca.

A cada enxadada, uma minhoca.

 
Tinha um amigo, mineiro, que usava esta expressão.
Só a valoriza quem gosta de pescaria e sabe o problema que é encontrar minhocas.
Em tempos modernos existem rações, minhocas desidratadas, vivas, de diversos tamanhos, modelos e ânus.
Neste tempo de CPIs e CPMIs, a coisa anda complicada pelo excesso de provas/minhocas.
Cada movimento e se enche as latinhas/cabeças de minhocas, mais enrosco. Chega a dar nojo para quem não está acostumado, seria mais fácil ter a tal ração, massa para pastel, bolinha de pão com queijo mussarela ou mesmo um anzol com missanga.
As pescaria pode complicar pelo excesso de minhocas. Muita oferta. Diversos tamanhos, muitos anzóis e muito peixe para pescar.
Valeria (Valério?!) a pena uma tarrafa, mas daí seria pesca profissional, a ser licenciada pelo Ibama, que anda licenciando transposições, permitindo peixes do São Franscisco tomarem banho no Rio Grande do Norte, mas este é outro assunto.
O negócio é ir cevando, alguns trairões e piavas, para pescar todos. Nem prescisa ser tudo de uma vez, pode-se ir colocando no gelo, na geladeira, o importante é ir removendo cada um, com a minhoca certa, com o anzol correto.
Tendo cuidado para não se fisgar. Este é um risco nestas pescarias de muitas minhocas e peixes grandes, pode acabar sobrando para o pescador.
O amigo mineiro já faleceu, resgatei a expressão num texto de Reinaldo Azevedo (Primeira Leitura:http://www.primeiraleitura.com.br/auto/entenda.php?id=5928 ).

No comments: