Friday, May 04, 2007

Gaúchos! Cuidado!

Do jeito que a coisa anda é melhor andar com as calças bem postas.
A cachorrada já anda toda com o rabinho entre as pernas.
Pois a chegada das empresas de celulose e a vontade de plantar eucalipto por todo Rio Grande do Sul, os caras estão procurando qualquer buraquinho para plantar suas mudas.
Assisti esta semana a proposta de Zoneamento para Atividade de Silvicultura, feita por técnicos da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) auxiliados por técnico da Fundação ZooBotânica.
Trabalho sério que delimita e limita os espaços para os mega-plantios de árvores exóticas.
Oferta hídrica, preservação de fauna e flora ameaçadas, paisagens, turismo, paleontologia e arqueologia, áreas de recarga de aquiferos, nascentes de rios,... são aspectos a serem levados em conta. Dá para licenciar o plantio de milhares de hectares de eucalipto nas nascentes de rios? Ou na área do banhado do Taim?
Pois mesmo com todas limitações há muita área disponível para a atividade, respeitados critérios técnicos. Pois as empresas querem plantar onde elas bem entendem, onda já compraram suas terras, baratas e justamente em áreas que merecem proteção.
Tudo isto resulta em pressões ao governo, que acaba pressionando os orgãos ambientais.
Periga e todos este licenciamento será a base de canetaço, desrespeitando trabalhos sérios de universidades, orgãos de pesquisa e da FEPAM.
No país algo parecido acontece, não para plantar alucinadamente árvores, mas sim para cobrir hectáres e hectáres de floresta amazônica, tudo para licenciar hidrelétricas. Quem tenta respeitar a lei ambiental e critérios técnicos, cai.
 
Cuidado com o "cofrinho", mantenha as calças bem postas, camisa cobrindo o rego, pois a qualquer hora, uma mudinha pode ser plantado "lã onde o espinhaço perde o nome"!

No comments: