Wednesday, April 04, 2007

Ex-Pressões (I)

Ex-pressões pretende ser um espaço para soltar expressões presas na teia da memória, que estão pressionando para sairem. Minha ou de outros. Expressões do dia a dia. Com autoria ou populares.
Começo dedicando espaço ao meu avô. Vô Edwino.
- Que quartinhos! - quando via coxas roliças de moçoilas com pouca roupa.
Agora umas do Tio Arthur.
- Esta Tachada não saiu boa. - referindo-se a cerveja ou outro produto industrializado. Para quem não sabe Tachos são panelas, normalmente de cobre, onde se prepara doces, compotas. Uma tachada é uma operação de fabricação no tacho.
- Tal carro recebeu uma Coxada. - uma batida por trás, que amassou a lataria. Coxar vem de coxa, de unir a dianteira de um na traseira de outra. Tem gente que prefere coxar pessoas do mesmo sexo, questão de gosto, comigo não, nem cedendo dianteira, muito menos a traseira.
- Botar a escrita em dia. - após longos períodos de abstinência sexual, colocar a escrita em dia é recuperar os atrasados, o atraso.
Uma expressão gaúcha.
- Capaz/Bem capaz. - É bem capaz de eu não conseguir explicar. Pode ser usado como negativa ou afirmativa. Um paulista furou a fila num supermercado de Porto Alegre, sem se dar conta. Quando notou o erro, pediu desculpa para a pessoa que seria da vez. Recebeu com resposta: - Capaz. Ele ficou em dúvida, ela se chateou ou não? Capaz, não se chateou. Bem capaz pode ser uma exaltação positiva do capaz ou uma negação total, do tipo: Bem capaz que eu vou ver jogo do timinho tricolor da azenha.
 

No comments: