Saturday, May 14, 2005

Tramontana

Achava esquisito vento ter nome. Aqui no sul do Brasil tem o Minuano e na Espanha conheci a Tramontana. Um dia, numa listserv, lá por 94, um amigo comentou de um vento do Arizona. Comecei a me interessar pelo assunto.
Em março de 95 (anoto mês e ano que compro os livros) adquiri o "Doce Cuentos Peregrinos", do Gabriel Garcia Marques. Entre eles me chamou atenção o "Tramontana", escrito em janeiro de 82.
Neste conto, dos meus preferidos, estão algumas frases que me ajudaram a entender os catalães: "... la ternura ápera de los catalanes" e ", estaba de frente a la montana, debido quizás a ese raro gusto de los catalanes rancios que aman el mar pero sin verlo."
A história se passa em Cadaqués, cidade costeira, onde Salvador Dalí tinha uma casa. Ali produziu muitas obras. Passamos, Ioko e eu, muitos verões em Cadaqués, linda cidade, sem nunca enfrentar uma Tramontana. Dizem ser a Tramontana responsável pela genialidade e quase insanidade de Dalí.
Hoje saí para buscar uma secadora de roupas. Aqui em Santa Maria (RS) existe o Vento Norte. Hoje, como há muitos anos, enfrentei o Vento Norte. Neste dias, transeuntes, ciclistas e motoristas deveriam receber instruções específicas para a circulação. Calma e prudência extremas.
No Tramontana (conto) o vento provoca suicídios, seria interessante verificar criminalidade e acidentes de trafego nos dias de Vento Norte, tenho um palpite que existam picos nestas épocas.

No comments: