Tuesday, May 17, 2005

Ornitologia?

Estive visitando uma exposição de pássaros. Encontro de Ornitólogos. Várias aves, exóticas e nativas. Fiquei vendo os valores das aves, a mais barata por R$20,00 e a mais cara, que vi, por R$ 300,00. Centenas de aves. Imaginei quanto valeria o acervo de tantos criadores e me passou pela cabeça um diálogo:
- Quanto custa todas estas aves? - perguntaria, dirigindo-me ao organizador.
- Quem deseja saber?
- Eu, gostaria de saber quanto teria que pagar por todas esta aves, sem as gaiolas.
- Por que o sr. quer saber?
- Para saber.
- Mas por que o sr. compraria todas as aves? És criador?
- Queria comprar, só isto. - pausa - na verdade eu iria pagar e soltar todas elas na mesma hora. Abriria todas portas e deixaria todas sairem voando.
- Isto seria uma loucura. A maior parte iria morrer, nasceram em cativeiro, não sabem caçar, procurar comida, seriam comidas por outras aves e animais,...
- Pode ser, mas por algum tempo seriam livres.
Eu já criei pássaros. Na minha lembrança, de infância, acho que sempre tivemos pássaros em gaiolas.

No comments: