Tuesday, May 24, 2011

Código Florestal

Para começar, com todo respeito as florestas, este código deveria se chamar Ambiental.
O mundo, o Brasil, não são só florestas. Nem as APPs  (Área de Preservação Permanente) de beira de rio são somente Mata Ciliares.
APP de rio não é sinônimo de Mata Ciliar, tem APP de beira de rio com grama, pedra e floresta...

Vejo debate, mais um, sobre o Código Florestal (CF) e me assusto com argumento de ambos os lados. Caiado aponta a ironia de ver a CUT aplaudindo Sarney Filho, eu li que Rebelo recebeu o premio de ambientalista de ouro de ONG de ruralistas (UDR?) semanas atrás. Muitas ironias para um assunto sério.

Hoje recebi uma mensagem onde perguntavam por Al Gore, Bono e artistas de hollywood em meio a imagens de enchentes do Mississipi, lá dos States. Cadê eles? Aquecimento global é a causa das cheias?
Será? Será que estas cheias sempre ocorreram? Será que não é o homem que está no lugar errado?
E os vulcões que "insistem" em atrapalhar o tráfego aéreo da Zoorópa?
Tudo culpa do homem? 
Acho que certos impactos locais, localizados, tem exclusiva ação humana. Em outras a única culpa humana é existir. É estar na frete de fenômenos naturais. A culpa é ter gente demais em APPs e próximas delas. Todos querem "sentar na janelinha". Estar com bela vista, do rio, bucólica....
Em Porto Alegre o por do sol do Guaíba é o mais lindo, conheço uns 15 por do sol mais belo do mundo, gostei e respeito todos... poucos lembram do muro da Mauá, que protege a cidade do belo rio que é lago, o Guaíba.
O muro é velho, bem antes destas discussões. Velhinho e respeitado, ninguem tem coragem de aposenta-lo. A pior enchente ainda não veio e nem testemunhamos a pior que já ocorreu. Tomamos susto.

Susto mesmo eu levo vendo a qualidade de nossos políticos e seus argumentos. Que ambiente é aquele congesso. Um ambiente sem códigos... na verdade uma área degradada que merecia uma remediação.

No comments: