Hoje é o Dia da Terra, nossa casa.
Imagino que milhares de postagens ilustrarão o que cada pessoa pessoa sobre a terra.
Milhares de conexão, como esta, que permitem eu postar um texticulo sobre a terra e ler muitos textos pela rede.
Hoje vou comentar o que temos feito em casa para "aliviar" nossa planeta:
- Economia de eletricidade: aproveitamos a luz solar durante o dia, mantendo janelas abertas. Tentamos desligar todas luzes de peças onde não estamos, tentamos manter aparelhos desligados sempre que possível.;;;
- Resíduos: tentamos evitar ao máximo trazer lixo RSU para casa, mas quando é inevitável tentamos separar em grupos. Restos de comidas salgadas e temperadas são dadas a cães. Restos de alimentos nao processados, são colocados numa composteira, virando adubo de ótima qualidade. Evitamos uso de sacolas trazendo compras em caixas de papelão, que acabam sendo nossos reservatórios de lixo. Lugar de reciclável é dentro de reciclável. Ningeum precisa comprar uma lixeira, basta usar uma caixa de papelão. Depois é só entregar a caixa com os recicláveis dentro.
- Educação Ambiental: por força do trabalho difundir práticas ambientais corretas é meu serviço. Parte dele que faço com extremos prazer e compromisso. O filho de 8 anos é a esperança que as coisas irão melhorar, ele já é um defensor do meio ambiente. Fico feliz ao saber que a escola dele está preocupada com o meio ambiente.
- Consumo: por enquanto a culpa tem sido maio manifestção quanto ao consumismo. É dificil fugir do consumo, as vezes exaltado. O que se tem feito é criar uma cadeia de doações. Para entrar algo novo em casa, algo velho, antigo, em uso, é doado.
Desapego as velharias... outra coisa complicada, pois muitas vezes é apego emotivo. Um exercício diário.
-Economia de água: banhos menores, escovadas de dente com torneira fechada,... o trivial que todo mundo sabe, mas que a pressas acaba atrapalhando. Outro exercício diário que tem que virar hábito.
Fico por aqui. Nas horas de verbalizar e escrever se nota as deficiências do discurso. Para alguns discursar, especialemnete no meio blogueiro, parece aliviar a culpa de muitos. As vezes a sequencia de postagens indica conumismo num dia e consciência no seguinte, a ponto de julagr aos demais. Eu desejo coerência nos discursos, para do faça o que eu falo pois muitos autores, não fazem o que cobram dos demais.