Thursday, July 24, 2008

Laranjada

Nos pròximos quatro dias vou estar como um jacarè, "sò com os zòinhos pra fora da água".
Pelo nome do hotel acredito que não irá faltar suco de laranja no café da manhã.
Sinto que irei murchar de tanta água "caliente".
Amanhã é feriado em algumas cidades: é o dia do colono e do motorista.
Em Santa Cruz do Sul é feriado, pela colonização alemã.
Falando em  dia do motorista.
Se for dirigir, não beba.
Se for beber, me chama, depois a gente racha um táxi,

Saturday, July 19, 2008

Causos da vistorias

Nesta semana, já contei, fui para Sobradinho e região.
Entre alguns empreendimentos acabei indo ver um antigo lixão, já contei.
O que não contei foi a chegada.
Estava acompanhado de um colega da prefeitura da cidade. Quando fomos chegando notei que a situação estava feia. Perto dos containeres de transbordo, havia lixo no chão e um casal de catadores. Quando descemos do carro o colega me contou;
- Este cara anda armado, já me ameaçou matar duas vezes.
Desci, máquina fotográfica em punho e saí tirando "retrato" (fotos). A segunda foi um close, de longe, do meu possível assassino. No mínimo iria ajudar a polícia a indentificar o criminoso. Depois da quarta foto, fui lá me apresentar ao casal, perguntei pelo trabalho, renda, se eles iriam para o novo transbordo e usina de triagem,...
Na saída dei e recebi um adeus. Apesar do trabalho duro, da possível arma na cintura, o casal me pareceu simpático. Mesmo de maneira errada eles reciclam muita coisa. Reduzem a quantidade de lixo que vai para o aterro, aumenta a vida útil deste, economiza no transporte, na frequencia de retiradas de constaineres com lixo.
Quem sabe, nestes últimos anos, eles possam ter encaminhado para recclagem um ou dois containeres de lixo. E não são reconhecidos pela sociedade.
Os garimpeiros do lixo, apesar de muitos inconvenientes (trânsito, sujeira,..) economizam nosso dinheiro.
Por isto é bom facilitar a vida deles. Separe o lixo.

Thursday, July 17, 2008

Quem explica.

Saída de Sta Cruz: 11 da manhã. Previsão de chegada: 13 hs. Almoço e reunião as 14 hs.
Meio dia, polícia rodviária de Taquari. Polìcia estadual, nós num carro da SEMA, E de estadual.
Somos parados.
-Documentos?
- E o de 2008?
Resumindo. Ficamos cuarando das 12 até as 15:40 h no posto. Vimos a camionete Toyota da SEMA se levado para depòsito do DETRAN.
Por que? Pagaram o IPVA, a taxa de emssão mas esqueceram do seguro obrigatório.
O "colega" que não pagou tal seguro, demorou 2 horas para sair de Porto Alegre para nos resgatar.
Hoje senti uma leve vontade de matar alguem, mas me controlei quando o "colega" apareceu. Nunca ouvi antas desculpas. Ele seria morto por mim e mais dois.
O motorista levará 5 pontos na carteira e multa de uns 150 pilas. É advogado, para azar do "colega", acho que vai sair um processinho na casa.
Ainda não almocei, daqui a pouco encaro uma janta reforçada.
Resumindo: o estado parou, multou e mandou guinchar um carro do estado, dirigido por colegas do estado, porque o estado não pagou uma taxa do estado.
Meu estado é de raiva. Sorte que vamos tomar muitos choppes daqui a meia hora!
 

Wednesday, July 16, 2008

Florestas

Andei vendo que dia 17 é o dia de Proteção às Florestas.
Irei no contra-ponto da idéia.
Primeiro fui pesquisar o que é uma floresta. A definição mais simples que achei: é uma área com uma alta densidade de árvores.
Simples, porém complexo.
Áreas de reflorestamento, com intuito de uso comercial, para indústria da celulose são produções intensivas de florestas.
Reflorestar, para mim, é florestar novamente áreas onde existiam ... o que? ... florestas.
Estou acompanhando, muito de perto, a chegada de massivas florestas no Rio Grande do Sul. Estou testemunhando a troca do pampa, de uma biodiversidade única no Brasil por mega projetos de FLORESTAMENTO. Áreas enormes de produção de celulose que alimentarão fàbricas de, principalmente, papel higiênico.
Sim, hoje grande parte do papel produzido é para limpeza íntima, pensem nisto, um bom momento de pensar nisto é justamente no momento prèvio ao uso do tal de papel higiênico.
Dá para economizar? Nesta hora se consegue pensar em redução? E o conceito de reuso? Não adianta, tem consumos inevitáveis... tá, dá para lavar, mas e o consumo de água, de sabonete,...
Já mudei de assunto. Voltemos ao florestamento do Rio Grande do Sul.
Estamos testemunhando a mudança da paisagem gaúcha. Teremos saudades do criticado gigolô de vacas, que mantinha um rebanho em muitos hectares, quando o deserto verde de eucaliptos tomarem conta da paisagem.
Sentiremos saudades do explorador, que mantinha um capataz e dois a três agregados para cuidar de muitos hectares. As florestas de celulose ocuparão menos mão de obra.
Sentiremos falta da água que estas florestas sugarão de nosso solo. Alguns comentam: mas o eucalipto só consome água enquanto cresce! Sim, é verdade, mas nestes florestamentos ele nunca fica adulto, ele sempre está crescendo, quando pára de crescer é cortado!!!
No futuro teremos muitas Florestas Negras como na Alemanha, florestas padronizadas, sem a beleza da diversidade do caos que são as florestas naturais.
Feito. Este texto foi escrito em poucos minutos, sem revisão, precisaria de um papel higiênico para dar uma limpada, mas hoje vou economizar.

Estufas



Eis aqui uma idéia para usar embalagens plásticas para uso como pequenas estufas.

Estas "estufinhas" podem servir para germinar e proteger sementes. Num dos cantos se pode deixar um reservatório com água, um copo de cafézinho (usado) pode ajudar a manter a umidade dentro da estufa. Nesta das fotos, náo deixei o tal reservatório. Dentro deve ter uns dois centímetros de solo. Notem que o solo está seco (abandono meu) mas a tampa está cheia de gotícolas, úmida. Nesta estufa estou germinando sementes de laranja, elas ainda náo brotaram mas estão começando.
Ia esquecendo, sou bem desligado da melhor época de plantio, semeadura. Minha lógica: sendo fruta da estação deve ser época de "plantio".
Nesta embalagem comprei uma bela porção de cuca de maça. Já usei aquelas embalagens onde vem tortas, elas são mais altas (porém mais rasas), servem bem para proteger pequenos vasinhos.
Outra hora mostrarei a evolução destas estufas. Estas estão na minha casa.

Viagens

Este blog não tem pauta, nem ordem, muito menos organização,... é um "ajuntamento" de ocorridos e acontecidos.
Então vamos registrar: ontem me bandeei para o centro-serra do Rio Grande do Sul. Conhecia algumas cidades, Passa Sete, Sobradinho, Ibarama,... e acabei indo em mais duas que não conhecia: Arroio do tigre e Tunas.
Região bonita, rios belos, paredões, produção,... Como sempre encontrei algumas figuras, gente simples, gente interessante ...
Quanto ao trabalho este foi simples e direto. Pragmático. De ruim apenas  uma remediação de antigo lixão que não foi mantida a contento, por sorte o município está se organizando, fazendo usina de triagem, estação de transbordo e ganhei a promessa que o lixão será remediado. Como ireir na inauguração da nova usina, comentei que ireir verificar o lixão na mesma data. Na verdade o abandono dele gerou muita vida nele, apenas alguns humanos estão ganhando a vida pegando lixo do transbordo atual. Uma pena, péssimas condições de trabalho.
Depois fui ver uma área interessante para um belo projeto de consórcio ambiental. Uma grande usina de triagem para atender 11 municípios, possibilidade de compostagem (uma bela redução de volume) e um pequeno aterro. O projeto reduziria consideravelmente o volume e transporte de residuos para aterros, geraria empregos e usaria uma área degradada (antiga mineração de basalto).
Belo projeto que tomara que seja instalado.
Um dia bonito de sol, um calorão em pleno inverno, pena a estrada estar tão degradada.

Tuesday, July 08, 2008

Acampar

Em setembro teremos "férias" da chefe da casa. A idéia é ir acampar pelas bandas de São Sepé, onde trabalhei por alguns anos.
Comecei meio ano antes de me formar e fiquei ali até ir para Barcelona em 92.
Vou visitar as minas de ouro onde trabalhei, irei mostrar ao Gabriel algumas galerias do século XIX.
A mãe estará pela Espanha, em mais uma missão de trabalho.
Gabriel acampou muitas vezes, quando bem pequeno. Paramos nos últimos dois anos e senti a parada.
Ele já anda preguiçoso, tanto que teremos uma sessão acampamento doméstico neste final de semana. Quando monto uma barraca dentro de casa, no quarto dele e dormimos por ali. Um aquecimento para setembro.

Sunday, July 06, 2008

Vício

Já escrevi que sou viciado em comida de igreja.
Especialmente as da Comunidade de Camobi, bairro onde fica a UFSM.
O mestre Cuca é padrinho da patroa, organiza com mão germânica equipe de pessoas que facilmente cozinham para 1000 pessoas. O cardápio de hoje> comida típica italiana. Afinal era o fim da semana cultural italiana.
A família toda participa, sempre temos o azar de ficar na última mesa a se dirigir ao buffet.
Hoje alem dos sorteios tinha uma rifa, comprei 5 números, 5 pilas.
Depois do almoço um show de danças típica, tarantelas,... e sorteio. Como compramos os ingressos do cozinheiro, ganhamos o 001 até 010. Devolvemos o 009, uma namorada de afilhado não veio.
Que azar, os primeiros números nunca saem. Ganhamos 5 premios, sorteados por diversas pessoas. O sorteio era feito pelo pessoal da dança.
A vizinhança já nos olhava feio, quando iniciou o sorteio da rifa, Eletrodomésticos. O primeiro prêmio um aquecedor a óleo.
Comentei com a minha esposa:
- Copramos um aquecedor destes faz um mês, semana passada fomos a Rivera buscar um liquidificador e esquecemos. A gente bem que podia ganhar este segundo prêmio.
Feito, ganhamos o segundo prêmio.
Gabriel se divertiu buscando tanto prêmio. Coisas simples. Destaque a uma faquinha marca Cascavel.
Aqui em Arroio Grande, distrito de Santa Maria, há um pólo de fábricas de facas. A maior é a Coqueiro, as demais são caseiras, de ex-funcionários.
Tarante(u)la, cascavel, olhei pra esposa e disse, só dá tu.
Quase apanhei.

Friday, July 04, 2008

Auto-atendimento

A situação foi interessante, única conforme colegas da FEPAM.
Um atendimento a emergência ambiental dentro de "casa".
Explico. Na noite de terça foi detectado (explosimetro) um risco de 70 (numa escala até 100) de explosão dentro da rede de esgoto pluvial em frente a casa de minha mãe. Casa onde morei por 6 meses (out-07 e mar-08).
Um possível vazamento de uma das bombas ou uma pluma antiga provocou forte odor de gasolina nos bueiros.
Vizinhos vinham reclamando aos bombeiros que não repassaram as denúncias para nós (FEPAM).
Quando uma reclamação rebateu na FEPAM, colegas acionaram EPAEs (Equipe de Pronto Antendimento a Emergências) da bandeira do posto ao lado de "minha" casa.
Esta equipe detectou os riscos. A avenida foi fechada e a rede foi aerada (na verdade foi instalado um exaustor).
Barreiras foram instaladas para reter líquidos. Água foi jogada na rede para "lavar" e ser tratada.
Investigou-se todos tanques do posto (teste de estanqueidade), todas bombas e tubulações foram revisadas.
Achou-se um minúsculo vazamento que poderia ser a fonte (meses de gotejamento).
Na tarde de quarta já eram 5 equipes envolvidas. Uma barreira foi aberta e instalada. Equipamentos de aspersão de líquidos e vapores foi montada na barreira para tratar contaminantes.
A vizinhança foi se tranquilizando (amigos e parentes). A imprensa aparecia, perguntava, escrevia suas versões. A imprensa escrita foi mais fiel aos valores e informações.
Um detalhe é que o posto pertence a um primo meu, o Júlio que faz aniversário um dia antes de mim.
Acompanhei quase todo entrevero. Na verdade só fui atender tal ocorrência por ser onde foi. Colegas atenderiam tranquilamente. Estava em Santa Maria, pesteado. Na manhã de quarta, quando minha mãe me "acionou", estava muito mal. No dia anterior ganhei medicação (antibióticos) e a indicaçãod e ficar de molho por uns dias. Fui, me abriguei bastante, tomei medicamentos corretamente e estou bem melhor.
Não podia perder uma "festa" dentro da minha casa.
Agora iremos acompanhar o desenrolar do monitoramento, que medidas tomar (remediação, remoção de passivo, multa,...).
O importante é que a região está sob controle. Com EPAE vigiando bueiros, aerando se necessário, tratando os vapores.
Segunda tem mais.

Tuesday, July 01, 2008

Qual?

Hoje fui felicitar um amigo blogueiro pelo aniversário.
Desejei felicidades e parabéns pelo chat do gmail.
Na terceira frase perguntei se seu site estaria com problemas.
 
Sua primeira resposta:
> qual?
em seguida
> obrigado
 
Pois é a prioridade é o site. Aniversário, para blogueiro, é mais uma postagem.
 
 
Não sei se ele irá ler, mas fica o registro.